Resenha : O livro traz a história impressionante de Edith Schwalb, uma criança judia de origem austríaca, em sua jornada de sobrevivência no período da Segunda Guerra Mundial.
Em março de 1939, o exército alemão inicia sua invasão a Viena, capital da Áustria e em setembro do mesmo ano dá início a guerra com a invasão da Polônia.
Com o plano de extinção de judeus da política nazista, a insegurança e o temor rondavam a Europa e judeus aos poucos foram sendo privados de frequentar locais públicos, sinagogas, escolas e desenvolver suas atividades de trabalho. Além disso, sofreram outras formas de humilhação e despersonalização, como lavar ruas, abandonar suas casas e pertences e escutar xingamentos em vias públicas.
Todo
este clima hostil e de instabilidade fez com que a família de Edith
partisse para a Bélgica e posteriormente demais cidades, o que a cada
nova fuga, desestabilizava ainda mais Edith, sentindo-se insegura,
cansada, com medo de separa-se de sua família, de ser denunciada e de
não conseguir se adaptar a cada nova situação ou desafio imposto pela
sobrevivência.
Opinião : Bom eu não fui indicada por esse livro nem nada , eu comprei para fazer uma prova do livro . Li e gostei , pois conta a história de uma garota de apenas 5 anos que passa sua trajetória através da segunda guerra mundial enfrentando os perigos que ela traz , Edith foi uma guerreira que soube enfrentar isso de uma forma cautelosa mas nunca esquecendo de quem ela era , sempre tendo orgulho de si mesma e mostrando para os outros que independente dos momentos mais difíceis da vida temos que levantar a cabeça e seguir em frente .
Apesar da história se passar na segunda guerra , claro , ocorreram muitas mortes e separações , sendo assim um ponto triste da história . Mas claro , algum dia iremos morrer mas esse livro mostrou uma forma brava ( bravura ) de enfrentar a vida
Nota :
Espero que vocês tenham gostado da resenha pessoal !
Beijos ...
li esse livro, mas achei um pouco triste
ResponderExcluirConcordo !
ResponderExcluir